search for something...

search for something you might like...

Obrigado Pele! Sofia Ribeiro Willcox relembrando Pele (em portugues)

Obrigado Pele!

Sofia Ribeiro Willcox relembrando Pele (em portugues)

by Sofia Ribeiro Willcox, Cultural Exchanger and Explorer
first published: January, 2023

approximate reading time: minutes

Pelé é eterno

Ao contrário da crença popular, os bebês brasileiros não nasceram com futebol conectado sob eles. Pela minha experiência, eu admito que demorou algum tempo para apreciar. Provavelmente por ter uma infância bem tradicional em termos de gênero. Entretanto, na minha casa sempre foi de torcedores apaixonados e intensos. Na maioria dos domingos são dias sagrados com os clássicos do futebol Carioca, onde os patriarcas se isolavam num cômodo com televisão para assisti-los. Menções honrosas às épocas de campeonato e Copas do Mundo. Além disso, importante realçar que o meu país também é a terra da vuvuzela. Como uma criança dos anos 2000, eu presenciei Brasil como anfitrião (2014) e o penta (2002), mas somente ouvi falar sobre a Vossa Majestade algum tempo depois.

Futebol chegou em São Paulo em 1894, trazido por Charles Miller. Até aproximadamente os anos 20, o esporte no Brasil era elitista, racista e excludente, logo, brancos de baixa renda, pretos, mestiços e analfabetos não podiam jogar. Entre os anos 30 e 40, tornou-se mais democrático e popular. Um momento importante para essa mudança foi quando Vasco da Gama contratou pessoas desses grupos marginalizados. Nessa época, o time foi eliminado e acredita-se a razão por trás dessa decisão foi a escalação dos jogadores. Acha-se que Pelé escolheu o time pela resistência contra o racismo e a exclusão social. Por fim, o apelido Pelé tem origens da infância. Foi dado pela maneira em que ele pronunciava o nome de seu jogador favorito, o goleiro, Bilé do Vasco da Gama de São Lourenço.

Edson faleceu; Pelé é eterno

Pelé vai além de ‘G.O.A.T’. Ele foi um ícone na História Brasileira e cultura popular, assim como os cantos pelo mundo que cruzou. É inegável que Pelé foi aplaudido em cada estádio em que ele pisou. Ele sempre foi inspiração para além dos campos de futebol. Compositores como Wilson Batista, Luiz Wanderley e Jorge de Castro, coroaram-no como rei em 1961. Assim como na literatura através de inúmeras referências em poemas e textos.

Ele ganhou reconhecimento na terra tupiniquim durante a juventude, pouco tempo antes de ultrapassar barreiras geográficas e geracionais. Pelé foi um dos primeiros pretos a aparecer na televisão brasileira. Essa representatividade e poder inspirou pessoas que se identificaram com ele, principalmente no Brasil, um país com mais gente preta fora do continente africano. Além de ter inspirado tantos jogadores da África.

Nigéria recebeu Santos para uma partida em 1969. Para contextualizar, dois anos antes, foi o começo do conflito de 3 anos entre o país anfitrião e um estado separatista (Biafra) que deu origem a uma guerra civil que chocou o mundo na época pelos efeitos na população. Existe um mito popular sobre essa a visita, o confronto mencionado teve uma trégua durante a partida entre Santos e Super Eagles. Pelé fez os dois gols e recebeu aplausos de pé pelos fãs locais. Beirute recebeu o Rei em 1975, antes da Guerra Civil Libanesa que durou quinze anos. A visita dele era parte de uma tour internacional, que incluía uma partida amistosa contra o time local, Nejmeh SC. Os dois episódios representam o poder do futebol ao unir nações divididas.

Entre 1995 e 1998, Pelé foi nomeado como ministro do esporte. Durante esse período, ele apadrinhou uma lei importante para os jogadores de futebol. A Lei Pelé garantiu independência dos jogadores dos clubes. Anteriormente eles não poderiam deixá-los sem permissão. Nem se eles não tivessem contratos ou salários. Atualmente a lei é desatualizada em relação a relação trabalhista e na administração de entidades. Além de ser frequentemente criticada pelo poder dos empresários sob os jogadores.

Em paralelo à ocupação futebolística reconhecida em 1969, Pelé começou a carreira como cantor e compositor. Ademais, a carreira política mencionada brevemente, ele atuou em dezoito filmes de diferentes gêneros. Simultaneamente, Pelé era embaixador da terra tupiniquim. Além de ter sido envolvido em causas sociais e caridades.

Antes do acrônimo e gíria ‘G.O.A.T.’(Greatest of All Time: o melhor de todos os tempos em inglês) terem sido inventados, Pelé já se encaixava na descrição por tantas razões mencionadas e não mencionadas. Além de ter preparado o caminho para as gerações posteriores a ele. O rei é frequentemente relembrado e admirado. Durante essas oito décadas de vida e até postumamente, ele ganhou prêmios e homenagens pelo Brasil afora.

Eu percebi quando me mudei para fora que uma das associações mais comuns com o Brasil é futebol, outro legado do Pelé. Após ter saído de casa, eu pude visualizar a importância do esporte e vislumbrar a sua beleza. O futebol pode ter sido inventado na Inglaterra, mas é a minha maneira de me reconectar com a minha casa.

Sofia Ribeiro Willcox
Cultural Exchanger and Explorer

Sofia has a BA with Hons in Creative and Professional Writing and Film and Television Studies from the University of Wolverhampton (2020-2023). Born in Brazil, Sofia is an enthusiast of pop culture (cinephile and melophile), social sciences (snowflake generation), and poetry (lusophone).


about Sofia Ribeiro Willcox »»

RECENT STORIES

RANDOM READS

All About and Contributors

HELP OUTSIDELEFT

Outsideleft exists on a precarious no budget budget. We are interested in hearing from deep and deeper pocket types willing to underwrite our cultural vulture activity. We're not so interested in plastering your product all over our stories, but something more subtle and dignified for all parties concerned. Contact us and let's talk. [HELP OUTSIDELEFT]

WRITE FOR OUTSIDELEFT

If Outsideleft had arms they would always be wide open and welcoming to new writers and new ideas. If you've got something to say, something a small dank corner of the world needs to know about, a poem to publish, a book review, a short story, if you love music or the arts or anything else, write something about it and send it along. Of course we don't have anything as conformist as a budget here. But we'd love to see what you can do. Write for Outsideleft, do. [SUBMISSIONS FORM HERE]

OUTSIDELEFT UNIVERSE

Ooh Ha Ha Ha Ha Ha May 29th
OUTSIDELEFT Night Out
weekend

outsideleft content is not for everyone